O ogan também tem um papel fundamental,em questão dos rituais e também para invocar a entidade,pois o Ogan é o que toca para o santo (seja orixá,preto velho,caboclo,exu, eré, pombogira, boiadeiro etc.) o ogan depois do pai de santo, babalorixá e o sacerdote, é o mais próximo entre as entidades, pois o contato que o ogan faz é através do atabaque, também podendo dizer "toque para o santo".
O ogan tem que gostar do que faz, pois não é só pegar um atabaque e repicar o couro, pois ao tocar, o ogan entra em contato direto com a entidade,invocando-a no corpo do medium ao cantar.
Para consagrar um ogan do terreiro ou abaça,é feito um ritual sagrado,onde deita o atabaque e o ogan,consagrando ele como o que para o santo.
Normalmente é raro ter um terreiro que não tenha um ogan.
"- Gosto do que faço,quando toco para o santo,vem uma paz enorme em mim, sinto meu corpo leve e uma alegria ao ver o orixá na terra dançando atraves do toque."Diz um ogan de um dos abaças de keto.
A responsabilidade é muito grande para um ogan, por isso não é bom vacilar ou como diz rebelar contra a entidade, podendo gerar consequecias graves,pois o santo cobra em cima daquele filho rebelado ou seja revoltado. FONte: André de Faria soares, ogan do abaça de keto da Rainha do Candomblé.